sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Pollyanna dentro de mim

Pollyanna é uma menina de 11 anos, filha de um missionário pobre. Ela ganhou esse nome por causa das duas irmãs da sua mãe: uma chamava-se Polly e a outra chamava-se Anna.
O sonho da menina era ganhar uma boneca que seu pai encomendou através de um serviço de compras pelo correio, mas no lugar da boneca, chega um par de muletas. O pai de Pollyanna inventa um jogo: o "Jogo do Contente".

O Jogo deve ser jogado da seguinte maneira: a pessoa deve sempre ver o lado bom dos acontecimentos. Neste caso, Pollyanna deviria ficar contente por não precisar usar o par de muletas.

Ao ficar órfã Pollyanna vai morar com a tia rica (Polly), rígida, severa e que ela não conhecia. Na nova comunidade em que vai morar, ela ensina todas as pessoas tristes, aborrecidas e mal-humoradas a jogar o "Jogo do Contente".

Com essa filosofia, ela transforma o sótão abafado e mofado, que a tia a coloca para dormir, em um lugar maravilhoso de se viver. Quandoa tia a castiga por atrasar-se para o jantar dizendo que ela só comerá pão e beberá leite, ela fica contente por ter o que comer e o que beber e lembra a empregada (Nancy) que tem pessoas que nem isso tem para comer e beber. Até tia Polly achando-se sem saída diante da animada recusa de Pollyanna ficar triste e cabisbaixa , aos poucos torna-se mais simpática e amigável.

Poliana foi a primeira telenovela infantil produzida no Brasil via Rede Tupi, em 1956. Reescrita por Tatiana Belinky com direção de seu marido Júlio Golveia. A telenovela contava a história do livro "Pollyanna". A novela foi apresentada ao vivo e por isso não há imagens dessa telenovela.


Em 1988 Pedro Paulo Rangel viveu o personagem boa praça Poliana na novela Vale Tudo. Assim como no Jogo, ele via motivo em tudo para ficar contente.


Ganhei o Livro "Pollyanna" no dia em que nasci e li pela primeira vez aos 12 anos, após assistir ao filme de mesmo nome, produzido pela Walt Disney.

Descobri com um professor de matemática o significado do meu nome:

Polly: muitos (as).

Anna: alegria.

Poliana = muitas alegrias.

Viver com alegria é uma arte. Destilemos a alegria e o bom ânimo, irradiando o bem estar que provém dos nossos corações.

"Muitas vezes me acontece de brincar o jogo do contente sem pensar, a gente fica acostuma que brinca sem saber. Em TUDO há sempre alguma coisa capaz de deixar a gente ALEGRE, a questão é descobri-la." Fala de Pollyanna, no livro "Pollyanna" escrito por Heleonor H. Porter, em 1913.


Um comentário:

  1. Oiii tenho 10 anos e me chamo Selena,minha porfessora contou a história da Pollyanna todo dia ela lia um pouco pra gente ,hoje nós todos jogamos o jogo do contente na sala.

    ResponderExcluir